terça-feira, 21 de abril de 2015

CREME DE CENOURA COM ASPARGOS E QUINOA



INGREDIENTES 

1 cenoura grande (ou 2 pequenas)
2 batatas pequenas 
4 talos de aspargos 
2 colheres de sopa de quinoa 
1L de água (para cozinhar a quinoa e os legumes depois) 
1 bife médio de contra-filé picado (pode ser com frango também) 
1/2 cebola picada 
Sal a gosto
2 colheres de sopa de azeite 
Cheiro verde a gosto

MODO DE PREPARO 

Cozinhe a quinoa em 1L de água e após seu cozimento separe a água (para isso basta coar a quinoa com uma peneira fina, reservando-a e separando a água).
Tempere a carne com sal a gosto.
Descasque e pique a cenoura e batatas e coloque para cozinhar na água que foi cozida a quinoa, coloque um pouco de sal na água, mas não muito pois ela que será usada pra bater o caldo e não ter riscos de ficar salgado! Eu utilizo a mesma água pois não uso qualquer tipo de caldos prontos, e assim aproveita-se todas as vitaminas e sabor dos alimentos que ficou na água durante seu cozimento. 
Como a cenoura demora um pouco mais, uma dica é colocá-la uns 5 minutos antes da batata! Sempre em fogo baixo! Quando tudo estiver quase no ponto (bem mole)  coloque os aspargos, e deixe por mais 5 minutos no máximo. Retire do fogo e bata o caldo com os legumes no liquidificador até ficar homogêneo.
Refogue a cebola no azeite, coloque a carne picada e deixe refogar até a carne estar bem dourada, junte o caldo batido e a quinoa. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Sirva em seguida. 

Uma dica para servir é com pão francês fresquinho, torradas ou pão italiano! ☺️

Rende: 1 e 1/2 porção 

SOBRECOXA DE FRANGO GRELHADA COM BATATAS AO FORNO E ASPARGOS


INGREDIENTES

Sobrecoxa de frango
Talos de aspargos frescos
Batatas com casca picadas
Azeite
Ervas finas secas
Pimenta calabresa
Margarina ou manteiga
Sal a gosto
Sal temperado a gosto
Alho granulado

Obs: nesta receita não vou colocar a quantidade pois as medidas de tempero são a gosto o que caberia para qualquer quantidade!

MODO DE PREPARO

Tempere a sobrecoxa com sal temperado* e deixe "descansar" por uns 10 min. Para grelhar, eu uso aqueles grill pequenos que usamos também para fazer sanduíche, mas que não tenha as divisórias. Aqueles com aparador de gordura é o melhor! Fica super saudável, já que a gordura da carne sai praticamente toda e o sabor fica ótimo. Deixe grelhar por uns 15 a 20 minutos. Vai abrindo e observando a cor da carne se já está mais branca.
Para as batatas, cubra uma assadeira com papel alumínio, coloque as batatas picadas e tempere com sal, ervas finas e pimenta calabresa a gosto, regue com azeite e cubra com o papel (com um pedaço só eu faço um envelope que veda bem, já que precisará reter bem o calor para as batatas cozinharem. Deixe no forno por 15 a 20 minutos em forno médio.
Numa frigideira antiaderente, coloque 1 colher de sopa de margarina e ervas finas (fiz 4 talos com essa quantidade de margarina), quando derreter coloque os aspargos e deixe refogar até ficarem macios.

*Obs: Como a pele dá um sabor na carne pela gordura que solta no preparo eu deixo ela, e ao  temperar descolo ela da carne e passo o sal dentro, cubro novamente com a pele,  pois se passar apenas em cima dela o sal não penetrará na carne. Vire o pedaço e tempere do outro lado também. Caso prefira tirar a pele, fique a vontade. Mas a minha dica é de deixá-la durante o preparo e retirar depois na hora de comer, como normalmente eu faço.